Results for 'Conscientização Em Paulo Freire'

961 found
Order:
  1.  16
    Contribuciones a las Ciencias Sociales.Conscientização Em Paulo Freire & Transformação E. Liberdade Consciência - forthcoming - Filosofia.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  15
    Paulo Freire: uma arqueologia bibliográfica.Sandro de Castro Pitano, Danilo Romeu Streck & Cheron Zanini Moretti (eds.) - 2019 - Curitiba, PR: Appris Editora.
    O livro Paulo Freire: uma arqueologia bibliográfica é fruto de um denso esforço investigativo que reuniu pesquisadores(as) brasileiros(as) sobre o pensamento freireano, buscando analisar e evidenciar o conjunto de influências presentes em sua obra. Na forma de uma arqueologia, escava o conjunto de escritos de Freire desde o final dos anos de 1950, até as obras publicadas postumamente. Como resultado, elenca e analisa no formato de verbetes 501 presenças identificadas nos seus livros, incluindo autores e autoras, instituições, (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  15
    O Desafio da Emancipação Humana na Educação de Jovens e Adultos a Partir dos Postulados de Paulo Freire.Charles Lamartine de Sousa Freitas & Rosilene da Costa Bezerra Ramos - 2022 - ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA 3 (1):148-163.
    O ensaio teórico-reflexivo tem como objeto de discussão uma reflexão sobre a relação entre a alfabetização de jovens e adultos e o sentido da educação emancipatória a partir dos postulados de Paulo Freire, educador brasileiro que trouxe uma nova visão de educação, caracterizada como revolucionária. Uma análise das políticas públicas de EJA, com destaque para a alfabetização de adultos na década de 1990 até os dias atuais, é apresentada com o objetivo de compreender como a descontinuidade e fragilidade (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  19
    The Paulo Freire reader.Paulo Freire - 1998 - New York: Continuum. Edited by Ana Maria Araújo Freire & Donaldo P. Macedo.
    These readings have been chosen by Ana Maria Araujo Freire and Donaldo Macedo, who also provide a cogent introduction to the life and times: -- From Pedagogy of the Oppressed, The Fear of Freedom, The "Banking" Concept of Education -- From Education for Critical Consciousness, Education and Conscientizacao -- From Pedagogy in Process, the introduction -- A dialogue between Freire and Macedo, Literacy in Guinea-Bissau Revisited -- Selections from Learning to Question -- From Pedagogy of the City, The (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  5.  21
    A pedagogia da libertação em Paulo Freire.Ana Maria Araújo Freire (ed.) - 2001 - São Paulo, SP: Editora UNESP.
    Por incorporar a esperança na pedagogia crítica para, um só tempo, humanizar radicalmente a educação e transformar a sociedade, ele faz aumentar nossas expectativas sobre o que são capazes de fazer uma teoria e uma pedagogia ao construir um caminho que demonstra a indissociabilidade de ordem teórica e prática.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  20
    Educação para a liberdade em Paulo Freire.Rubens Luiz Rodrigues - 2022 - Educação E Filosofia 36 (77):729-756.
    Resumo: Este artigo analisa a educação para a liberdade em Paulo Freire, considerando seus desafios e perspectivas em tempos de construção da resistência. Considera-se que as formulações freireanas de uma educação para a liberdade permitem a mobilização e a organização das lutas x se manifestam no contexto da crise do Capital. O artigo cumpre os seguintes objetivos na análise dos contributos de Paulo Freire: abordar sua atuação política e intelectual em favor de uma educação para a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. Sobre o conceito de amorosidade em Paulo Freire.Amorim Filipi Vieira & Calloni Humberto - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (2):380-392.
    Trata-se de uma contextualização filosófica que perpassa os limites e as fronteiras do pensamento reducionista: que fragmenta e exclui a subjetividade humana em nome da objetividade racionalista. Volta-se ao pressuposto de que tanto a subjetividade quanto a objetividade são legítimas fontes do pensar e do agir humanos e, por isto mesmo, fontes primárias da religação ética entre o eu e o outro. Debruçar-se sobre o conceito de amorosidade, em Paulo Freire, remete à discussão acerca da ética como campo (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  18
    Pedagogia da tolerância.Paulo Freire - 2005 - São Paulo: Editora UNESP. Edited by Ana Maria Araújo Freire.
    'Pedagogia da tolerância' é o resultado da reunião de uma coletânea de reflexões e diálogos do Professor Paulo Freire, organizados em oito conjuntos de depoimentos, testemunhos, seminários e cartas, que revelam e atualizam, com outras palavras e imagens, a discussão central presente em toda sua obra, especialmente na tríade Pedagogia do oprimido, Pedagogia da esperança e Pedagogia da autonomia - a necessária coerência entre o discurso e a prática, o diálogo como método e suas implicações na transformação social, (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  9.  7
    Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido.Paulo Freire - 1992 - São Paulo, SP: Paz e Terra. Edited by Ana Maria Araújo Freire & Paulo Freire.
    Em Pedagogia da esperança, escrito em 1992, Paulo Freire faz uma reflexão sobre Pedagogia do oprimido, publicado em 1968, durante o seu exílio no Chile. Nesse reencontro, analisa suas experiências pedagógicas em quase três décadas nos mais diferentes países. Um relato valioso, elaborado com cientificidade, humildade e coerência, que recusa o determinismo e mostra a história humana como um feixe de possibilidades. O livro conta ainda com a colaboração de Ana Maria Araújo Freire, através das notas explicativas, (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   13 citations  
  10.  7
    Meus dizeres e fazeres em torno de Paulo Freire: uma vida de dedicação.Ana Maria Araújo Freire - 2024 - Rio de Janeiro: Paz & Terra.
    Reunião de ensaios em comemoração aos 90 anos de vida de Ana Maria Araújo Freire, viúva de Paulo Freire. Ana Maria Araújo Freire é reconhecida por seus esforços e seu êxito na divulgação do pensamento do Patrono da Educação Brasileira. Nita, como é carinhosamente conhecida, tem também uma prestiogosa trajetória: é mestre e doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, época em que foi orientada por Paulo Freire. Em 1986, ambos (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  11
    Paulo Freire ontem e hoje: da origem ao atual discurso do formador em educação de jovens e adultos do Instituto Paulo Freire.Maria Rita Nascimento Pereira - 2017 - Rio de Janeiro, RJ: Gramma.
    O que temos em nossas mãos: uma obra acadêmica a mais, uma outra produção intelectual da Professora Maria Rita? Vários motivos nos conduziram a ter diante dos olhos o presente livro desta admirável profissional, educadora competente e mulher cristã que revela não conseguir pensar sua própria existência senão sendo-com tantas-outras-e-outros... É assim que a percebemos, quando no correr destas páginas vislumbramos bem mais do que um texto escrito. É que, ao apresentar com cuidado e rigor científico o fruto de sua (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  20
    Paulo Freires Conscientizaçāo- eine theologische Theorie der Sozialisation?Ilse Tödt & Heinz Eduard - 1972 - Zeitschrift Für Evangelische Ethik 16 (1):305-311.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. O princípio ético-crítico em Paulo Freire e suas inter-relações com a educação.Valdir Borges - 2021 - In Valdir Borges & Peri Mesquida (eds.), 1921, Paulo Freire, 2021: 100 anos de ética, liberdade e educação. Curitiba, Brasil: Editora CRV.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  7
    Dialogando com a própria história.Paulo Freire - 2011 - São Paulo: Paz e Terra. Edited by Sérgio Guimarães.
    Um convite ao diálogo, buscando na memória -- Ainda o Chile, os Estados Unidos e o Brasil -- Enquanto isso, no Brasil : histórias do interior -- Estados Unidos, passagem permanente -- Europa, aeroporto para o mundo -- Espanha : a agonia do franquismo -- França : a busca da liberdade em sala de aula -- África, o próximo voo.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. Paulo Freire em diálogo com a filosofia grega antiga : comparando Boniteza e Kalokagathia.Maria Nikolakaki - 2021 - In Ana Maria Araújo Freire (ed.), A palavra boniteza na leitura de mundo de Paulo Freire. Rio de Janeiro: Paz & Terra.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  14
    Paulo Freire em diálogo.Leonardo Boff, Darcísio Natal Muraro & André Borges (eds.) - 2021 - São Paulo: Editora Recriar.
  17.  19
    Paulo Freire em debate.Célia Maria Rodrigues da Costa Pereira, Marcelo Sabbatini & Rita Ribeiro Voss (eds.) - 2013 - Recife: Editora Universitária UFPE.
    Aspectos biográficos -- Aspectos epistemológicos e conceituais -- Diálogos com outros autores -- Aplicação da pedagogia freireana.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. A passagem da cultura oral à cultura escrita em Paulo Freire : ponderações.Marlos de Barros Pessoa - 2012 - In Maria José de Matos Luna & Vera Moura (eds.), Língua e literatura: perspectivas teórico-práticas. Recife: Editora Universitária UFPE.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  6
    Paulo Freire: em diálogo com outros(as) autores(as).Ana Lúcia Souza de Freitas, Gomercindo Ghiggi, Thiago Ingrassia Pereira & Ana Felicia Guedes Trindade (eds.) - 2014 - Passo Fundo, RS: Méritos Editora.
  20. Paulo Freire: os devaneios de um educador em vigília!Juliano Peroza - 2021 - In Valdir Borges & Peri Mesquida (eds.), 1921, Paulo Freire, 2021: 100 anos de ética, liberdade e educação. Curitiba, Brasil: Editora CRV.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. Esperança e resistência em Paulo Freire.Lisete Arelaro - 2021 - In Ana Maria Araújo Freire (ed.), A palavra boniteza na leitura de mundo de Paulo Freire. Rio de Janeiro: Paz & Terra.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Filosofia da educação em Paulo Freire.Olírio Plínio Colombo - 1981 - In Ari Pedro Oro, Urbano Zilles & Antônio Renato Henriques (eds.), Filosofia da educação. Porto Alegre, RS: Escola Superior de Teologia São Lourenço de Brindes.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  19
    Paulo Freire, mais do que nunca: uma biografia filosófica.Walter Omar Kohan - 2019 - Belo Horizonte, MG: Vestígio.
    Paulo Freire está hoje no meio de uma acirrada disputa ideológica. Mas este não é um livro sobre a ideologia ou a política partidária de Paulo Freire. Aqui não se entende por política o que se faz dentro da lógica do sistema democrático representativo, mas sim, num sentido mais amplo, o modo como se exerce o poder nas relações estabelecidas com outros e outras numa trama social e, mais especificamente, os modos de exercer o poder ao (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. O Semeador de utopias: os inéditos viáveis dos sonhos impossíveis.Paulo Freire - 2022 - Curitiba: PUCPress. Edited by Peri Mesquida.
    Este livro traz cinco falas inéditas de Freire, tornado possível graças às organizadoras da obra, professoras Ana Maria Araújo Freire e Marília Pinheiro Machado de Souza, com a publicação por intermédio da coedição entre as editoras Arte & Letra e PUCPRESS. São palestras nas quais Freire, com enérgica amorosidade, faladas do Nordeste ao Sul do Brasil, em tempos diferentes, chama a atenção de educadores e educadoras, para o 'dever de optar pela reinvenção do mundo e não pela (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  11
    A conectividade radical de Paulo Freire. Algumas notas para esperançar em tempos obscuros.Moacir Gadotti - forthcoming - Voces de la Educación:15-30.
    El texto aborda la vigencia del pensamiento educativo de Paulo Freire. Parte de la crítica sin sustento que se ha hecho a la propuesta de Freire, por parte del gobierno actual de Brasil. Se rescatan conceptos medulares que, a pesar de haber sido creados hace algunas décadas, sirven para entender y actuar ante los problemas sociales, políticos, culturales y, por supuesto, los educativos; que aquejan actualmente al mundo. La deconstrucción es necesaria en un ambiente de injusticia y (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. Educação, o sonho possível.Paulo Freire - 1982 - In Carlos Rodrigues Brandão & Encontro Nacional de Supervisores de Educação (eds.), O Educador, vida e morte: escritos sobre uma espécie em perigo. Rio de Janeiro, RJ: Graal.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. Os fundamentos linguísticos da palavra Boniteza em Paulo Freire.Ramón Flecha - 2021 - In Ana Maria Araújo Freire (ed.), A palavra boniteza na leitura de mundo de Paulo Freire. Rio de Janeiro: Paz & Terra.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  9
    Paulo Freire e a educação popular: esperançar em tempos de barbárie.Joana Salém Vasconcelos, Maíra Tavares Mendes & Daniela Mussi (eds.) - 2023 - São Paulo, Brasil: Elefante.
  29. A boniteza de Paulo Freire em práticas de educação popular em ambientes hospitalares.Ivanilde Apoluceno de Oliveira - 2021 - In Ana Maria Araújo Freire (ed.), A palavra boniteza na leitura de mundo de Paulo Freire. Rio de Janeiro: Paz & Terra.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  14
    A educação em Kierkegaard e Paulo Freire: por uma educação ético-existencial.Jorge Miranda de Almeida - 2013 - Vitória da Conquista, BA: Edições UESB.
    A educação em Kierkegaard e Paulo Freire : por uma educação ético-existencial -- Kierkegaard como educador -- Ética e política no pensamento de Kierkegaard e Paulo Freire -- O amor como fundamento da educação ético-existencial em Kierkegaard.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. Paulo Freire: vida e obra.Ana Inês Souza (ed.) - 2001 - São Paulo: Expressão Popular.
    A organizadora explica que tudo começou com um desafio: criar uma visão abrangente da obra de Paulo Freire, retomando seus temas mais queridos - o diálogo e a partilha na construção de um mundo novo e a prática educativa transformadora e libertadora. O Grupo de Estudos e Pesquisas em Paulo Freire aceitou a proposta, produzindo coletivamente textos que dialogam com as principais obras e ideias do mestre numa linguagem acessível, voltada aos militantes dos movimentos sociais e (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  7
    Paulo Freire 'Etica, Utopia E Educaðcäao'.Danilo Romeu Streck (ed.) - 1999 - Petrópolis: Editora Vozes.
    A obra aborda dois específicos temas - a ética e a utopia em sua relação com a educação. Os textos aqui apresentados sinalizam temas novos a serem explorados e outros nem tão novos a serem revisitados para que possa haver novos avanços, para além de Paulo Freire.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. A formação do sujeito de direitos humanos pela educação: bases ético-filosóficas da educação em direitos humanos // Education to formation of the human rights subject: ethical and philosophical bases of human rights education.Paulo César Carbonari - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (Espec):14-38.
    O artigo aborda a noção de sujeito de direitos humanos como central nos processos educativos de modo a entender a educação em direitos humanos não como uma tarefa ou uma atividade específica dentro da educação em geral, mas como parte substantivamente integrante da educação em geral. A formação do sujeito de direitos humanos é tarefa da educação como formação atual e presente, dado que os participantes dos processos educativos não só se preparam para ser sujeitos, mas podem experienciar o ser (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  40
    (1 other version)reinventando a prática alfabetizadora de paulo freire. uma experiência de alfabetização filosófica em Pau dos Ferros, RN.Walter Omar Kohan, Ana Corina Salas, Ana Maria Monte Coelho Frota, Carlineide Almeida, José Ricardo Santiago Jr, Karyne Dias Coutinho, Marcio Nicodemos, Maria Reilta Dantas Cirino, Meirilene Dos Santos Araújo Barbosa, Óscar Pulido Cortés, Priscila Liz Belmont & Robson Roberto Martins Lins - 2022 - Childhood and Philosophy 18.
    O presente texto narra uma experiência de formação de alfabetizadores de jovens e adultos: uma alfabetização filosófica de 40 horas com 300 alfabetizadores em julho de 2022, como primeira etapa do Programa “Supera RN” em Pau dos Ferros, dentro da Política de Superação do Analfabetismo do Estado do Rio Grande do Norte (RN). O texto tematiza em que sentido a experiência de Alfabetização filosófica se inspira e ao mesmo tempo se diferencia do curso de Alfabetização oferecido por Paulo (...) em Angicos em 1963. Inspirado na curiosidade e no compromisso de Paulo Freire com os esfarrapados do mundo, o conceito “alfabetização filosófica” propõe uma formação experiencial sustentada nas seguintes disposições: escutar atentamente o mundo humano e não humano que nos rodeia; pensar juntos com cuidado e calma; relacionarmo-nos cooperativa e não competitivamente com as ideias das outras pessoas; perguntarmo-nos, colocando em questão, nossa vida e a maneira como nos relacionamos com ela, num tempo especial, singular, suspendido; conversar como iguais na busca de enfrentar as exigências de nossa comunidade; inventar novas formas de estar com outras e outros. O texto apresenta como essas disposições foram pensadas e praticadas durante a alfabetização filosófica em Pau dos Ferros, RN, através de cinco princípios (perguntar; escutar; tempo de infância; igualdade; pensar juntos) e lança algumas perguntas sobre possíveis desdobramentos da alfabetização filosófica no campo de formação de professores. (shrink)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  25
    Paulo Freire e a pedagogia libertadora.Danillo Silva Feitosa, Geisa Ferreira dos Santos & Sandra Regina Paz da Silva - 2022 - Filosofia E Educação 14 (1):201-221.
    O presente artigo objetiva apresentar alguns dos fundamentos da Pedagogia freiriana, a fim de compreender as justificativas para os constantes ataques que esse autor tem sofrido por parte da extrema direita do país. Nesse sentido, buscamos responder à seguinte problemática: quais as principais perspectivas e os fundamentos da Pedagogia freiriana que ameaçam a extrema direita do Brasil? Para tanto, buscamos responder às seguintes questões norteadoras, a saber: quem foi Paulo Freire? Em qual contexto emergiu a Pedagogia libertadora? Qual (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. Paulo Freire eo marxismo: pontos para uma reflexão.Cristiano Ag Di Giorgi - 2007 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 9 (1).
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  16
    Paulo Freire e os direitos humanos.Luciana Barbosa Gerbasi - 2020 - Filosofia E Educação 12 (2).
    Com base na pesquisa sobre a presença de Paulo Freire na produção da Pós-graduação Brasileira este artigo tem o objetivo de destacar as categorias antropológico-filosóficas que embasam a concepção de Educação do autor e que são reveladas nessas produções. Essas concepções estão presentes em forma direta em 233 dissertações e 138 teses localizadas em 32 universidades onde foram defendidas as teses que pesquisaram sobre esse autor. Os resultados revelam que as categorias filosóficas de “ser no mundo”, “ser com (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  16
    Humanismo marxista em Edward Thomspon e Paulo Freire.José Renato Polli - 2022 - Filosofia E Educação 14 (1):167-200.
    Este artigo tem como finalidade analisar aspectos teóricos comuns entre o historiador inglês Edward Palmer Thompson e o educador brasileiro Paulo Freire, como a crítica ao idealismo marxista desvinculado da experiência cultural dos sujeitos e a consequente negação de seu papel na história. Não há a pretensão de incluir os dois autores em um mesmo campo teórico, um marxismo, mas destacar que a cultura - enquanto modos de vida e experiência em Thompson – e como leitura de mundo (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  22
    Paulo Freire, o direito à educação como prática emancipatória e a identidade da educação infantil.Juliana Cristina Costa, Valdirene Costa & André Luis de Andrade Melo - 2021 - Filosofia E Educação 13 (2):2357-2384.
    O presente artigo trata de abordar a temática da busca de identidade do profissional da Educação Infantil no Brasil, fazendo um contraponto com a concepção de Educação de Paulo Freire e com a concepção de “Direito à Educação”. Analisa a luta pela Educação Infantil efetivada pelos movimentos sociais e educacionais do país. Destaca a integração da Educação Infantil e as contradições de compreensão da reorganização da Escola e do espaço pedagógico em vista do protagonismo da Criança como sujeito (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. Em cidadão do mundo: os protestantes do ISAL nas andarilhagens de Paulo Freire.Peri Mesquida - 2021 - In Valdir Borges & Peri Mesquida (eds.), 1921, Paulo Freire, 2021: 100 anos de ética, liberdade e educação. Curitiba, Brasil: Editora CRV.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  14
    Presença e atualidade do pensamento de Paulo Freire: vozes brasileiras em diálogo.Maria Lucia Marcondes Carvalho Vasconcelos & Regina Helena Pires de Brito (eds.) - 2021 - São Paulo: LiberArs.
  42. A dialogicidade no pensamento de Paulo Freire E de Hans Georg Gadamer E implicações na cultura escolar brasileira.Maria Jesus Santos - 2014 - Cadernos Do Pet Filosofia 5 (10):1-11.
    RESUMO: Este ensaio investiga um conceito que tem origem entre os gregos - o diálogo – e se desloca para o campo educacional brasileiro. O trabalho pedagógico de Paulo Freire e o pensamento do hermeneuta Hans Georges Gadamer constituem nossa base teórica. Deseja-se demonstrar que a dialogicidade é um elemento relevante e emancipatório e interfere na formação dos sujeitos e na construção de saberes de forma significativa. Paulo Freire na obra Pedagogia do oprimido realiza uma análise (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  32
    A Espiritualidade Na Educação de Paulo Freire e Bell Hooks.Teresa Christina da Cruz Bezerra, Henrique de Moraes Junior & Ivanilde Apoluceno de Oliveira - 2023 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 29:168-183.
    O objetivo desde artigo é analisar a espiritualidade na educação em Paulo Freire e bell hooks. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que tem como fundamentação teórica: Freire, hooks, Oliveira, Boff, Dullo, entre outros. Considera-se nesta análise que os educadores percebem a educação como um processo de libertação de toda forma de dominação, a partir do diálogo, do desenvolvimento do pensamento crítico, da construção coletiva do conhecimento, da práxis e do respeito aos saberes e as experiências de educandos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  17
    A pedagogia de Paulo Freire e seus horizontes indicativos para uma dialogicidade igualitária e personalista.Antonio Marcos Chagas & Antonio Glauton Varela Rocha - 2014 - Griot : Revista de Filosofia 9 (1):99-115.
    O presente artigo busca apresentar a perspectiva educativa de Paulo Freire a partir da relação com o personalismo de Emmanuel Mounier. O ponto de destaque em tal relação é a visão da construção de uma educação pautada na autonomia e na abertura à comunidade, uma educação não meramente técnica, mas que seja capaz de preparar o ser humano para o fazer e para o ser. Esta educação, segundo Paulo Freire, não pode esquecer a importância do Protagonismo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  4
    Alfabetização de adultos. In.: Ação Cultural para a liberdade e outros escritos - Paulo Freire.Márcio Chaves-Tannús - 2008 - Educação E Filosofia 1 (2):123-125.
    Paulo Freire começa o artigo em questão tentando caracterizar o que ele chama “concepção ingênua do analfabetismo” (p. 13). Para tanto, ele nos fornece, de início, dois traços definitórios desta concepção. O primeiro seria o entender o analfabetismo como algo a ser sanado, curado do organismo social. O segundo, o de considerá-lo como resultado da falta de inteligência e da preguiça notória dos analfabetos. A estreita desta concepção determinaria, segundo o autor, o caráter mecânico, inadequado da solução que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  27
    Ética e Educação: um diálogo entre o pensamento de Paulo Freire e de Jürgen Habermas.José Renato Polli - 2018 - Filosofia E Educação 10 (1):5-20.
    Neste trabalho apresentamos alguns resultados da pesquisa de doutorado desenvolvida junto à faculdade de Educação da Universidade de São Paulo entre 2002 e 2006, com o título: Ética do discurso e Ética Universal do Ser Humano: convergências entre Paulo Freire e Jurgen Habermas. Trata-se de uma breve descrição dos resultados obtidos, no intuito de aproximar o pensamento de dois autores complexos e de grande importância no pensamento filosófico mundial. Por um lado temos Paulo Freire e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  47.  35
    Marxismo e Fenomenologia nos pensamentos de Paulo Freire.Lucas Boeira Michels & Gildo Volpato - 2011 - Filosofia E Educação 3 (1):p - 122.
    Este artigo, procurou verificar a presença e a influência das correntes filosóficas Marxismo e Fenomenologia em pensamentos do educador Paulo Freire. Neste estudo pôde-se refletir e compreender melhor essas correntes filosóficas e identificar como elas influenciaram o autor na elaboração dos conceitos sobre humanismo e educação. Na Fenomenologia a influência maior está na relação entre mundo/sujeito/coisas, e a busca pela cientificidade da filosofia, afirmando que essa ciência seria capaz de dar as respostas e definitivas aos problemas do conhecimento. (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  33
    As interconexões da pedagogia crítica de Paulo Freire.Afonso Celso Scocuglia - 2018 - Filosofia E Educação 10 (1):200-232.
    Desde seu início a pedagogia de Paulo Freire se alimenta das suas leituras de base, convergências e conexões com outros pensadores das ciências humanas/sociais e da educação. A partir dos ideais do catolicismo progressista e do nacionalismo-desenvolvimentista das décadas de 1950 e 1960 – presentes em suas obras Educação e atualidade brasileira e Educação como prática da liberdade –, do progressismo marxista – presente de maneira crescente em Pedagogia do oprimido, Ação Cultural para a liberdade e outros escritos, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. Anotações sobre a relação intolerável entre Paulo Freire e a Filosofia acadêmica brasileira. Pensar e escrever com os oprimidos.Marco Rampazzo Bazzan - 2025 - Dois Pontos 21 (3).
    Neste artigo, exploramos a relação paradoxal entre Paulo Freire e a Filosofia acadêmica brasileira. Apesar de ser reconhecido como o patrono da educação brasileira e um dos autores mais citados e respeitados internacionalmente nas Ciências Humanas, o pensamento de Freire é praticamente negligenciado nos registros da História da Filosofia de seu país. Nossa hipótese sugere que essa ausência não se deve à falta de rigor teórico de seu pensamento, mas é sintomática de algo intrínseco aos mecanismos de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  6
    Emancipação intelectual e democracia: para uma filosofia crítica da educação a partir de Jacques Rancière e Paulo Freire.Fernando Gimbo - 2017 - Griot : Revista de Filosofia 16 (2):270-284.
    Trata-se de propor, através da leitura conjunta de Jacques Rancière e Paulo Freire, uma filosofia da educação capaz de nos orientar em uma crítica da atual sociedade neoliberal. Tendo tal objetivo em vista, primeiramente exponho como a igualdade pode aparecer enquanto princípio a orientar nossas práticas educacionais. Com a afirmação da potência própria à inteligência é toda uma compreensão antropológica do homem que se desenha, compreensão essa que afirma o ser humano enquanto um ente que tem no aprendizado (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 961